Esta documentação explica todo o processo de gerenciamento do PerfecFlow no PerfectHub — começando pela página de lista de PerfectFlows, passando pelo uso de componentes, criação de fluxos e ativação.
- Página da lista de fluxos de bots PerfectFlow
A página Lista de Fluxos de Bots PerfectFlow é onde você pode ver todos os seus fluxos de bots existentes. Aqui, você pode:
- Criar um novo fluxo de bot clicando no botão + Fluxo de bot.
- Visualizar fluxos existentes com detalhes como nome, descrição e status de ativação.
- Ativar ou desativar os fluxos usando o botão de alternância na coluna “Está ativo”.
- Editar ou excluir fluxos existentes com os botões Editar e Excluir.
- Insirir um fluxo para vê-lo ou modificá-lo clicando no botão verde Fluxo.
- Criando um novo Bot Flow
Após clicar no botão + Bot Flow na página Bot Flow List, um pop-up aparece solicitando que você insira detalhes para o novo fluxo.
Pop-up de criação de fluxo de bot
- Nome: Insira o nome do fluxo do seu bot. Por exemplo, Fluxo de atendimento ao cliente.
- Descrição: Forneça uma breve descrição do fluxo. Exemplo: “Fornecer suporte completo ao cliente para o produto PerfectHub da PerfectIA.”
Clique em Enviar para criar o fluxo e ir para a interface do construtor de fluxo.
- Criando fluxo
Clicar no botão + Bot Flow leva você para a interface de criação de bot flow.
Visão geral da interface
- Componentes disponíveis (painel esquerdo): os componentes que você pode adicionar ao seu fluxo incluem:
- Mensagem de texto
- Mensagem de botão
- Chamada para ação
- Lista de mensagens
- Mensagem da mídia
- Localização
- Cartão de contato
- Solicitação de API (a disponibilidade desta opção depende do seu plano)
- Gatilho de Início (Bloco Central): Este é o ponto de entrada do fluxo. Você deve configurar:
- Tipo de contato: Tipo de contato que acionará o fluxo (por exemplo, cliente)
- Tipo de gatilho: Condição de gatilho (por exemplo, em correspondência exata)
- Palavras-chave de gatilho: palavras-chave que os usuários enviam para iniciar este fluxo
- Botão Salvar Fluxo: Localizado no canto superior direito, ele é ativado quando os campos obrigatórios são preenchidos.
- Visão geral dos componentes do PerfectFlow
Cada componente pode ser adicionado ao fluxograma para construir sua conversa. Abaixo, um resumo dos principais componentes:
4.1 Mensagem de texto
Usado para enviar mensagens de texto simples.
4.2 Mensagem do botão
Envia uma mensagem com botões interativos para os usuários escolherem.
4.3 Cartão de contato
Compartilha informações de contato com o usuário.
4.4 Chamada para ação (CTA)
Envia um botão clicável com um link para o usuário realizar uma ação.
4.5 Lista de mensagens
Envia uma lista com cabeçalho, corpo, rodapé e opções selecionáveis.
4.6 Solicitação de API
(API Request)
Envia dados do fluxo do seu bot para fontes externas e plataformas de automação. Este componente permite que você envie dados de conversas, respostas de usuários e variáveis de fluxo para sistemas externos, como o n8n ou qualquer outro software que possa processar e utilizar os dados de fluxo.
Principais recursos:
- URL da solicitação: especifique o URL do webhook ou do endpoint da API do seu sistema externo
- Método HTTP: Suporte para métodos POST, PUT, PATCH para envio de dados
- Headers: adicione cabeçalhos personalizados (Accept-Charset, Authorization, Content-Type, etc.)
- Request Body: envie dados JSON com variáveis dinâmicas do fluxo da conversa
- Integração de dados: passe respostas do usuário, informações de contato e contexto do fluxo para sistemas externos
Casos de uso comuns:
- Enviar dados de conversação para fluxos de trabalho no n8n para automação
- Enviar informações de leads para sistemas de CRM
- Acionar fluxos de trabalho externos com base nas interações do usuário
- Enviar dados do formulário coletados durante a conversa com o bot
- Integrar com Zapier, Make.com ou plataformas de automação personalizadas
- Exemplo: Fluxo de Bot Completo PerfectFlow
Este é um exemplo de fluxo onde:
- O gatilho inicial escuta palavras-chave dos clientes.
- Uma mensagem de texto de boas-vindas é enviada.
- Uma mensagem de botão permite que os usuários escolham entre “Problema técnico” ou “Falar com um agente”.
- Se “Problema técnico” for selecionado, uma mensagem de lista com problemas comuns será exibida.
- Uma chamada para ação direciona os usuários para a documentação do sistema.
- Uma mensagem de imagem mostra uma captura de tela de criação do fluxo de bot.
- Um cartão de contato compartilha as informações de contato de um atendente humano.
- Ativando seu PerfectFlow
Depois de criar e salvar seu fluxo, você retorna para a página Lista de fluxos de bots.
- Ative seu fluxo alternando o botão Está ativo para LIGADO.
- Isso habilita o fluxo para que ele possa começar a responder às mensagens do usuário com base nos seus gatilhos.
Resumo
- Comece na Lista de fluxos de bots: crie ou gerencie fluxos.
- Criar novo fluxo: configurar gatilho de início e adicionar componentes de mensagem.
- Projete o Fluxo: use texto, botões, listas, CTAs, imagens e cartões de contato.
- Salvar fluxo: certifique-se de que todos os campos obrigatórios estejam preenchidos.
- Ativar fluxo: alterne o botão ativo para habilitar.